Associação de Voluntários Digitais Em Situações de EmergênciaSOBRE A VOST PORTUGAL

A VOST Portugal – Associação de Voluntários em Situações de Emergência, é uma Associação sem fins lucrativos que nasceu, informalmente, em Agosto de 2018 durante os incêndios de Monchique.

O grupo de cidadãos que surgiu para colmatar a falta de informação durante os incêndios de Monchique não estava planeado crescer, ou sequer manter-se ativo. No entanto o furacão Leslie veio mostrar a necessidade de informar, em tempo real e nas redes sociais, sobre o que estava a passar.

Após a passagem do furacão Leslie, a VOST Portugal é convidada a integrar a rede de equipas VOST Europeias (VOST Europe), liderada na altura por Laurent Alfonso.

A 16 de Outubro de 2019, e após várias ativações – nomeadamente o projecto “Já Não Dá Para Abastecer” –  a VOST Portugal torna-se formalmente uma associação de pleno direito.

QUEM SOMOS

A VOST Portugal é composta por um grupo alargado de pessoas, dispersas geograficamente no continente e nos Açores, dos mais variados backgrounds, interesses, competências, e conhecimentos. Em comum têm a vontade de contribuir para uma sociedade mais informada, mais preparada, mais resiliente. Com um forte componente tecnológica, mas com valências que vão desde o design à gestão e comunicação, passando por agentes de protecção civil no ativo a estudantes, o que nos une é um dever de praticar uma cidadania ativa, atenta, isenta, não acrítica mas que contribui para a solução de problemas.

FUNDADORES

São fundadores da VOST Portugal: Duarte Sousa, Francisco Soares, Hugo Neves, Isabel Silva, João Pina, Jorge Gomes, Marco Maia, e Patrício Torres

O QUE FAZEMOS

Tal como as suas congéneres europeias os objectivos da VOST Portugal são:

  • Recolher e disseminar nas redes sociais informação oficial durante emergências de qualquer tipo
  • Combater o fenómeno da desinformação online que possa causar alarme social durante emergências
  • Combater operações de phishing e/ou burlas online pela divulgação, em colaboração com CNCS
  • Criar conteúdos sobre literacia digital, mediática
  • Criar ferramentas tecnológicas que possam ser úteis às populações
  • Monitorizar as redes sociais, durante emergências, para identificação de conteúdo que possa ser útil às entidades oficiais

COMO O FAZEMOS?

  • Pelo estabelecimento de canais de comunicação com entidades oficiais e entidades privadas (exemplo: a cadeia de supermercados LIDL)
  • Pela contacto ad hoc com outras entidades envolvidas em caso de necessidade
  • Pelo desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologia, sempre em código aberto.
  • Pelo estabelecimento de parcerias com associações que comungam do mesmo espírito para criação de sinergias, troca de conhecimento, e implementação de soluções.

O QUE NÃO FAZEMOS?

  • Fact-checking político
  • Campanhas de angariação de fundos ou bens
  • Publicar ou amplificar pedidos sem validação de uma entidade oficial
  • Gerir contas nas redes de sociais de outras entidades
  • Não despedir estagiários

FINANCIAMENTO & APOIOS

A VOST Portugal tem sido financiada pelos fundadores sempre que é necessário fazê-lo.

A VOST Portugal não recebe qualquer tipo de dinheiro público do estado Português, em forma de subvenção, prestação de serviços, ou em qualquer outro formato. 

A VOST Portugal procurará o financiamento dos seus projectos através da participação em consórcios europeus e/ou através da prestação de serviços dentro do âmbito da missão da VOST Portugal.

A VOST Portugal não recebe qualquer tipo de donativo em dinheiro

A VOST Portugal tem os seguintes apoios:

Servidores: Créditos AWS ao abrigo do programa AWS for Nonprofits & NGO

Infraestrutura: A VOST Portugal tem acesso aos produtos da Cloudflare, via o Project Galileo

Software: GSuite ao abrigo do programa Google for Nonprofits, Adobe Creative Cloud lifetime license oferecido pela Minitel/Adobe, Canva Pro ao abrigo do programa Canva for Nonprofits, Mapbox ao abrigo de um protocolo já existente com a plataforma fogos.pt.

Hardware: Além do hardware próprio de cada voluntário,  a VOST Portugal recebeu como donativo dois laptops Macbook da FLAD

Comunicações: A VOST Portugal é apoiada nas suas comunicações móveis pela NOS – Telecomunicações,um protocolo assinado em Outubro de 2019

PARCERIAS & PROJECTOS EM CURSO

A VOST Portugal tem PARCERIAS estabelecidas com:

A VOST Portugal está envolvida nos seguintes projectos:

COVID-19GABINETE DE RESPOSTA DIGITAL À COVID-19 DO GOV.PT

A VOST PORTUGAL começou a acompanhar a pandemia em Janeiro de 2020.

No início da primeira vaga o governo português decidiu criar um “Gabinete de Resposta Digital à COVID-19” para o qual convidou, entre dezenas de entidades, a VOST Portugal.

O convite surgiu após uma audiência com o Secretário de Estado para a Transição Digital,  feita a pedido da VOST Portugal, para apresentar a este governante o “Contract for The Web“, tarefa para a qual fomos mandatados pela Web Foundation.

O trabalho efectuado,  durante a primeira ativação deste gabinete, está amplamente documentado aqui e deu origem a um louvor do Secretário de Estado para a Transição Digital, publicado em Diário da República

A VOST Portugal terminou a sua colaboração com o Gabinete de Resposta à COVID-19 no dia 01 de junho de 2020, pelo facto de o país já não estar em estado de emergência.

A 15 de Janeiro de 2021 o governo decidiu novamente reativar o Gabinete de Resposta Digital à COVID-19, e voltou a convidar a VOST Portugal, convite que aceitámos.

Nesta segunda versão do GRD COVID-19, a VOST Portugal integra os grupos de “Dados” e de “Comunicação” de forma a sensibilizar os decisores da importância de existirem mais e melhores dados públicos, e de uma comunicação mais ativa, assertiva e transparente com todos os cidadãos, bem como contribuir com ideias e soluções baseadas na experiência de quase um ano de acompanhamento deste tema.

A monitorização das redes sociais, para um efectivo combate à desinformação, continua também a ser parte fundamental da presença neste gabinete estando a equipa da VOST Portugal em contacto permanente com as mais diversas entidades oficiais.

A nossa presença tem os mesmos moldes da presença anterior, com o mesmo espírito de cidadania e de valorização da voz de uma sociedade civil que efetivamente contribui para a mudança.

INFORMAÇÃO DRAMÁTICAESTAGiÁRIOS E VOLUNTÁRIOS

ESTAGiÁRIOS

O que começou com uma piada interna na VOST Portugal, passou para a esfera pública e muitos, especialmente os  que não nos seguem desde o início,  por vezes pensam que falamos literalmente sobre “despedir estagiários“. Na VOST Portugal não temos estagiários, nem programas de estágio. Além disso todos os erros que, por vezes ocorrem  no Twitter (que não tem a possibilidade de editar os tweets publicados) , são da responsabilidade dos fundadores da VOST Portugal, que são os únicos que têm permissões para publicar naquela rede. Resumidamente, é uma piada, nada mais do que isso.

SER VOLUNTÁRIO VOST PORTUGAL

Neste momento a VOST Portugal não está a aceitar mais voluntários de base. No entanto se tens valências nas áreas de programação podes verificar os issues abertos no nosso GitHub. Se tens valências nas áreas de design, edição de video, ilustração, copy, ou visualização de dadosenvia-nos um email

Spread the love